segunda-feira, 28 de julho de 2008

Entrevista 1976














Entrevista: New York Rocker Magazine
Data: Maio-1976
Tradução: Bruno



RAÍZES DO BLONDIE

“Bondie é um nome que eu peguei de uns caminhoneiros. Eles gritam sempre “HEY BLONDIE”. Agora todos os vagabundos no Bowmery gritam “Blondie, hey Blondie”. Mas antes de todo o primordial grito, anos antes de STET, ela obteve quietamente o nome Deborah Harry mais ao norte das cidades do sul, Miami. Uma mudança rápida à Nova Jersey apagou toda a memória consciente da exótica e mimosa do sul. “Minha memória mais recente era de um lugar que eu fui que era como uma mansão do sul com colunas enormes e havia todo tipo de animais. Eu pensei que eram elefantes e girafas. Na verdade, o que era, quando eu mais velha inquiri sobre essa memória, achava que eram patos, achava que eram elefantes. Era algum tipo de hotel resort familiar”. Um sonho real que confunde Southern Gothics com comércio de Jersey. “Nós começamos pobres e alcançamos acima da classe média-alta”. Debbie debutou sua voz no coro da igreja quando tinha 8 anos. Com o tempo ela mostrou que não era aquele tipo angelical. “Quando eu era bebê, eu era realmente bonita, mas quando adolescente eu era uma confusão total. Era muito feia, sempre tive cortes de cabelo estranhos. Minha mãe me fez começar com esses cortes estranhos. Eu nunca pensei que eu era linda”. Emergiu-se Lolita, enlatou o coro e enterrou as vestes quando tinha 12 anos e “oficialmente” começou a ter encontros.


Você andava com pessoas mais velhas do que você?
Deb: Sim, quanto mais velho, melhor.

Você acreditou no beijo no primeiro encontro?
Deb: Eu fui advertida sobre isso, mas eu fiz porque eu quis.

E você considerou rapidamente?
Deb: Eu falei sobre isso antes.


SOBRE AS DROGAS

“De uma maneira, eu usei drogas pra estimular e controlar meu estado de ânimo, para ajudar-me à estia áspera e emocional que começara em minha vida. Quando eu me senti mais segura eu estava pronta para ir (fazer shows/cantar) sem nenhuma ajuda, assegurada do que eu era”. Durantes este período inteiro, Debbie não podia cantar. “Cada vez que eu tentei eu fiz tão mal, mas eu não poderia cantar pra fora, confidencialmente ou na frente das pessoas”.


THE BLONDIE

Isso se realizou mesmo no verão de 73. Debbie no vocal, Chris na guitarra. Fred Smith no baixo e Billy O' Connor tocando esporadicamente usando nome de Angel e Snake (Anjo e Serpente). “Julie e Jack cantaram de apoio por um tempo. A seguir nós tornamos Blondie conhecido. Eu recordo que funcionou realmente bem, porque todos de nós três eramos loiros. Então Jackie resolveu pintar seu cabelo de marrom escuro, não foi elaborado, apenas quis fazer algo”. Essa primeira formação durou quatro meses, depois Ivan Kral de juntou para ajudar no som, mas durou três meses. “Ivan começou errado, aquele era o período não-rock. A TV, o Ramones e nós estavamos jogando em volta disso, mas não havia nenhuma publicidade, nenhuma atenção focalizada em qualquer um. Ivan trabalhava no St. Bleecker Cinema, e movia-se sempre, moveu-se aproximadamente 3 vezes naqueles 3 meses”. Depois que Kral saiu, o grupo foi suplementado com mais duas cantoras, que duraram dois meses mais que Kral, Tish e Snookie. Marcou o começo da Loucura de Billy. Para completar a tragédia, a televisão pediu que Fred Smith entrasse, e ele aceitou. “Eu tive uma intuição desde o inicio sobre ele. Ele estava infeliz no começo. Tinhamos um show no CBGB e tocamos terrivelmente. Eu não sei o que houve, mas durante a pausa, Fred disse à Cris que estava parando para se juntar à televisão. Nosso show seguinte estava pior. Nós eramos golpeados por todos os lados, pode ser paranóia minha, mas tinha um pequeno grupo querendo nos destruir. Nos dois shows Clem Burke era o baterista, que trazia um amigo nunca juntado formalmente em um grupo. Gary Valantine juntou-se no baixo e logo depois o tecladista Jimmy Destri. “Blondie estava completo”.


DEBBIE E SEUS SONHOS

Eu quero ser uma estilista, umas pessoas são estilistas outras são mecânicas determinadas. Eu realmente quero fazer algo. Patti Smith tem um som e uma aproximação musical muito masculina. Eu não quero isso. O Rock é uma coisa tão masculina, eu acho que está na hora das meninas fazerem algo em cima dele. Janis Joplin fez isso, mas teve que se sacrificar. Eu quero fazer no estúdio um som vivo, não quero algo que não dê pra fazer em show. Acho que a arte mais forte vem das pessoas mais fortes, não dos mais fracos.

Nenhum comentário: