domingo, 14 de setembro de 2008

Entrevista com Clem Burke

Agradecimentos a Ricardo A. Melo


Geralmente, junto com o Blondie, ele costuma tocar em outras bandas, pois ele é um excelente músico e várias bandas fazem propostas boas para ele tocar algum tempo. Atualmente, além do Blondie, Clem (cujo o verdadeiro nomeé Clement) toca na The Magic Christian, uma banda de veteranos do rock que além dele tem o guitarrista Cyril Jordan (The Flamin’ Groovies), o baixista Eddie Munoz (the Plimsouls) e o vocalista Paul Kopf (HeeBee Jeebeez). Burke contou que recentemente tocou com o Magic Christian e com o Blondie em dois shows diferentes no mesmo dia no Reino Unido. "Eu toquei com o M.Christianno Hyde Park a tarde e com o Blondie em Bristol a noite." "Eu acho que se Phil Collins pôde tocar em dois continentes no mesmo dia (durante o LiveAid/2005) eu também poderia fazer algo semelhante".

Burke tem sido a âncora por trás do Blondie ao longo dos anos. Sobre ela,Clem fala: "Foi uma longa parada, mas se nós não tivessemos dado esta parada eu não sei se estariamos juntos agora." Atualmente a banda celebra o 30°aniversário do TOP ALBUM, “Parallel Lines” revisando o mesmo em uma nova turné. "Nós não somos a primeira banda a revisar um álbum e toca-lo completo em um show, mas tem sido bastante divertido e isto faz um monte de pessoas felizes". "Nós tocamos em Moscou, Tel Aviv, Escandinávia e agora no Reino Unido". Sobre o futuro, Clem confirmou os boatos sobre um novo álbum:"Parece que iremos fazer mais alguns shows da ‘Parallel Lines Tours" e entãonos prepararemos para gravar um novo álbum de estúdio no próximo ano". Sobre os trabalhos paralelos Burke diz: "
Eu estive no Spinal Tap, the Romantics, the Plimsouls e Dramarama.”


Também e em uma banda chamada RAMONES, que acabou saindo por motivos criativos por causa de uma briga entre o guitarrista Johnny Ramone e o vocalista Joey Ramone, ambos já mortos : "Joey me queria na banda para ajudar mais na parte de direção musical, mas Johnny era um tipo de bastardo,que fique bem documentado isto, ele queria que a banda continuasse na mesma,sem mudanças". "Joey foi um grande amigo meu. Eu ajudei a compilar um albumpostumo de material solo que ele nunca lançou".

Sobre o episódio da indução no Rock ‘n’ Roll Hall of Fame no 2006, Clem Burke conta que aquele dia foi um dia tenso, se referindo ao fato dos ex-membros do Blondie terem desafiado a Debbie Harry pedindo para tocar na banda novamente, na qual ela negou. Sobre os ex-membros Nigel Harrison e Frank Infante, o baterista conta que continua mantendo contato e amizade com eles "Frank está fazendo um álbum solo e eu estou gravando com ele no estúdio do Gilby (Guns ‘n’ Roses)Clarke. Eu também estou trabalhando com Nigel em outro projeto". O ultimo membro a sair da banda foi o tecladista Jimmy Destri. O ex-tecladista do Blondie se envolveu em uma batalha contra as dorgas e atualmente é consultor em Nova Iorque. Ele ainda continua escrevendo canções para a banda e blogando no site oficial do Blondie mais não toca mais ao vivo com a banda. "Eu não sei exatamente o motivo pelo qual Jimmy não está na banda, mas eu não tenho problemas ou razões em dizer que eu estou disapontado com ele por algum motivo." No single “One Way Or Another”, do álbum “Parallel Lines” apresenta Burke bastante agressivo, na qual ele dá um passo a mais no álbum seguinte de banda: “Eat to the Beat.” Para Burke , "Eat to the Beat" foi uma antítese de “Parallel Lines” : "Mike Chapman, produtor de ambos os álbuns, e eu já estavamos mais familiarizados com seu trabalho e ele fez um monte de grandes gravações pop. Eu sei que existem estórias sobre como ele pensava que eu estava fora de controle comum baterista, mas por volta desta epoca nós demos a ‘Eat to the Beat, um passo a mais fora da nossa gaiola.

Nenhum comentário: